segunda-feira, 12 de agosto de 2019

CRÔNICA - Tantico (TL)


TANTICO
Totonho Laprovitera*


Tantico era um personagem popular de Sobral que, para todo canto que fosse, só andava carregando um cupido no ombro e um carneiro no laço. Conhecido vendedor de bichos, era especializado em passarinhos ensinados – segundo as más línguas, alcoolizados. Dizem que ele os vendia todo sábado de manhã no mercado, mas os bichinhos escapuliam e regressavam para sua casa à noite.


Pois bem, depois de um bom tempo sumido, Tantico foi encontrado. Havia virado atração de circo internacional, como afoito e destemido trapezista estrangeiro. Com todo destaque, anunciado como “El gran Tantyko, lo intrépido de los aires”, exibia-se com arrojadas piruetas, seguidas de múltiplos e arriscados mortais. Todas essas proezas, acreditem, sem rede de proteção!.

Aí, nos anos 70, em uma noite de apresentação em Brasília, Tantico foi reconhecido pelos conterrâneos Marcelo Mincharia e Zé Lírio que, do apinhado poleiro circense, assistiam ao grandioso espetáculo.

– Será que é ele?

– Acho que é...

– É a cara dele...

– Peraí...

– Tantico, macho véi, desce daí, bicho doido! – gritaram em dois tempos.

Do alto da plataforma, o artista espiou! Confirmado, era ele mesmo! Avistando a dupla com o rabo do olho, Tantico ajeitou o cós da apertadíssima e surrada calça de malha encarnada, espalmou as mãos cheias de breu e, com os punhos exageradamente amarrados de ataduras, em espetacular tainha se lançou ao ar, esgoelando-se com um autêntico uivo alencarino. Agarrado ao trapézio, já se balançando, estridentemente bradou: “¡Ahí adentro, Guarany!”.

“Aí dentro, Guarany!” é o grito de guerra da torcida da agremiação de futebol cearense Guarany Sporting Club, popularmente conhecida como Guarany de Sobral, o Cacique do Vale!.



Nenhum comentário:

Postar um comentário