terça-feira, 8 de julho de 2014

NOTA EDITORIAL

 DE-UM-TUDO 
AUDIFAX  RIOS
  
 De-Um-Tudo é uma publicação cearense bimestral, do gênero almanaque e em formato de revista, idealizada, dirigida e ilustrada por Audifax Rios.

Audifax Rios é um artista multimídia, que começou na televisão ainda menino como pintor dos cenários das novelas, na velha TV Ceará, depois evoluiu para a publicidade, como ilustrador e redator, tornando-se afinal um dos mais respeitados pintores e cronistas do Estado.

Santanense do Acaraú, Audifax Rios é daquelas personalidades overgrown, que não se compadecem de haveres mundanos, para quem fama e dinheiro, por mais bem-vindos, não são valores essenciais para o real gozo da vida. O exercício da vocação, o reconhecimento dos amigos, o respeito dos doutos, a admiração dos notáveis, o orgulho dos netos – é isso que lhe importa e que ele desfruta.

O título da publicação é inspirado na forma regional da expressão “de tudo um pouco”, e o subtítulo “O Almanaque da Identidade Cearense” completa  e define a sua feição editorial. Seu mentor, que conta hoje com a colaboração de seu filho João Rios, é integrante da confraria literária informal Clube do Bode, a mais tradicional instituição cearense do gênero.

Ilustram este artigo a capa da atual edição do almanaque De-Um-Tudo, bem como a reprodução de matérias internas que homenageiam quatro luminares das letras cearenses – o empresário Gastão Bittencourt, eleito presidente do Clube do Bode; o médico, político e escritor Lúcio Alcântara, que lança novo livro; o saudoso jornalista e professor Antônio Girão Barroso, que completa centenário; o jornalista e pesquisador Nirez, atual presidente do Museu da Imagem e do Som do Ceará, que acaba de fazer 80 anos – estes últimos três também pertencentes a categorias diversas da ACLJ. 

Um comentário:

  1. Os editores do DeUmTudo agradecem matéria postada sobre nosso almanaque, o que nos compromete mais ainda a insistir na divulgação da nossa memória cultural. Que acreditamos também ser proposta da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo. Letras e comunicação, nossas atividades primordiais.

    Audifax, João Rios e colaboradores.

    ResponderExcluir